NOVA FCSH | Lisboa | 11 a 13 de abril de 2022

Sessões Paralelas

13 Abr 2022
11:30-13:00
Clique no título para aceder às sessões

Sessões Paralelas

Disrupção cultural V: Cinema & Literatura (Auditório A13)

Moderador: Pedro Florêncio (NOVA FCSH/ICNOVA)

 

  1. A mão especulativa: uma (meta)física materialista da mão a partir de A Trama e o Círculo de Mariana Caló e Francisco Queimadela David Revés (NOVA FCSH)
  2. Pavlensky com Sade: princípios para a desconstrução de uma mecânica do poder José Pedro Baptista, António Fernando Cascais (NOVA FCSH/ICNOVA)
  3. Imagens do feminino na ficção científica  Ana Carolina Fiuza (NOVA FCSH/ICNOVA)
  4. O enigma dos objetos ou a reificação redentora: uma análise a partir de Philip K. Dick Manuel Bogalheiro (ULP/CICANT)
  5. A presença de Federico Fellini na construção estética de António Lobo Antunes: diálogo ou inquietude artística? Anabela Branco de Oliveira (UTAD/LABCOM)

> Aceda aos resumos deste painel

Disrupção Informacional IX: Momentos & Temas Disruptivos (Anfiteatro 209)

Moderador: Pedro Marques Gomes (ESCS-IPL)

  1. Dos rapazes da rádio” ao direito à palavra ‘jornalista’: a formação e a profissionalização dos jornalistas radiofónicos em Portugal Cláudia Henriques (UM/CECS)
  2. O modelo disruptivo de informação radiofónica: o caso do curso de formação de jornalistas da TSF Luís Bonixe (IPP/ICNOVA)
  3. Criação do Público: uma “onda de choque” na imprensa portuguesa Joaquim Fidalgo (UM/CECS)
  4. Do papel ao digital: para a história dos mercados da imprensa portuguesa (1994-2021) Suzana Cavaco (FLUP/CITCEM)
  5. Música de intervenção na frente de combate – sugestões dos jornais de unidade na guerra colonial portuguesa Jair Rattner (NOVA FCSH/ICNOVA)
  6. O jornalismo radiofónico nos anos 80: ruturas e continuidades Ana Isabel Reis (UP/CITCEM)

> Aceda aos resumos deste painel

Disrupção Política V: Presentes & Representad@s (Auditório A14)

Moderadora: Carla Martins (ERC/ICNOVA)

  1. As lógicas da esfera do comentário em Portugal: relações com círculos de poder e sistemas de recompensas Rita Figueiras (UCP)                                              
  2. Artes da cidadania: produção imagética e participação política Ricardo Campos & José Alberto Simões (NOVA FCSH/CICS.NOVA)
  3. A desconstrução da identidade de género: o papel da cultura e comunicação políticas na desigualdade de género, na carreira política, em Portugal Paula do Espírito Santo (ISCSP-UL/CAPP)
  4. Representações mediáticas de (novos) representantes políticos: André Ventura, Cotrim de Figueiredo e Joacine Katar Moreira entre a novidade e a polémica Gustavo Freitas (UC)
  5. A Doxa Jornalística: Democracia e opinião sobre Joacine Katar Moreira no Observador Daniel Cardoso (Manchester Metropolitan University/ULHT/CICANT) & Sónia Lamy (ULHT/CICANT)
  6. Agroligadas: as mulheres do agronegócio de Mato Grosso no negócio da política Julia Munhoz (UFMG)  

> Aceda aos resumos deste painel

  

Disrupção e Sociedade VIII: Práticas & Influências (Auditório 224)

Moderadora: Paula Lopes (UM/CECS e UAL/NIPCOM)

  1. Desafiando imaginários: práticas mediadas de jovens adultos em aplicações móveis Inês Amaral (FLUC/CECS), Rita Basílio de Simões (FLUC/ICNOVA), Sílvio Santos (FLUC/CEIS20) & Ana Marta Flores (FLUC/ICNOVA)
  2. Interações positivas e negativas de seguidores com influenciadores Ana Jorge (ULHT/CICANT), Joana Cabral (ULP) & Ana Margarida Coelho (UCP/CECC e CICANT)
  3. Influenciadores digitais: a visão de crianças e jovens enquanto audiência Lidia Marôpo (CIEF-IPS/CICS.NOVA), Patrícia Dias (UFP/CECC), Catarina Delgado (CIEF-IPS), Maria do Rosário Rodrigues (CEIF-IPS), João Torres (CEIF-IPS), Eduarda Ferreira (CICS.NOVA) & Alexandra Costa (CEIF-IPS)
  4. O testemunho na primeira pessoa no cinema e nas redes sociais Patrícia Sequeira Brás (ULHT)
  5. Utilização de aplicações móveis por jovens adultas/os LGBTQI+ em Portugal: um estudo exploratório Rita Alcaire (UC/CES)
  6. Hierarquia de celebrificação digital – uma proposta de tipologia para análise de produtores e utilizadores de conteúdo de media sociais  Bárbara Carvalho (FL-UC/CICS.NOVA)
  7. Outras formas de interação entre cientistas e sociedade: o ensaio audiovisual académico e seus públicos Pedro Pinto Oliveira (UFMG)

> Aceda aos resumos deste painel

Disrupção Tecnológica IV: Sensibilidades & Transformações (Auditório A102)

Moderadora: Célia Quico (ULHT/CICANT)

  1. Refugiados 360: o ‘experienciar’ do 360 graus pode ser uma ferramenta geradora de empatia? Marina Vasques Oliveto (ULHT)
  2. Narrativas imersivas e mudança social: da máquina empática à geografia emocional António Baía Reis (CMC-University of Passau)
  3. Comunicar Alterações Climáticas: apresentação de uma revisão de projects em HCI e Design e como estes interagem com o público geral Marta Ferreira, Valentina Nisi & Nuno Nunes (ITI – LARSyS)
  4. Pixels apagados, backup vital: uma análise sobre as novas tendências no lidar com a morte no ciberespaço Milena Albuquerque (UBI)
  5. As condolências no digital. Análise do discurso a obituários no Facebook de funerárias portuguesas Pedro Caldeira Pais (ISCTE -IUL/CIES-IUL)
  6. Teletrabalho ou disponibilidade infinita Bernardo Castro (NOVA FCSH/ICNOVA)

> Aceda aos resumos deste painel